sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Chakras vs Corpo Físico vs Corpo Energético

WORKSHOP EMOCIONAL TESTE DE CHAKRAS PELA PINTURA/DESENHO + MEDITAÇÃO DE ALINHAMENTO CHAKRAS




Parceria com a artista Ana Maria Costa (www.pedacos-arte.com)







1. O que são Chakras e porque é tão importante equilibrar e alinhar os 7 Chakras principais?


Chakras são vórtices energéticos que possuímos no nosso campo áurico, devido a uma energia cósmica que interpenetra todas as coisas, inclusive o corpo humano.

Cada um de nós com emoções e pensamentos diferentes, quando essas energias da natureza entram nos nossos corpos, reflectem naturalmente num campo energético aquilo que nós pensamos e sentimos, sendo este campo energético conhecido como AURA.
Então, a principal fonte de entrada de vitalidade no nosso corpo é a respiração, e quando respiramos captamos do meio ambiente que nos envolve, as energias que vêm de cima, energias subtis e cósmicas. Mas os nossos pés também fazem ligação à terra, por onde as energias mais densas sobem, e essas energias misturam-se no corpo humano com a energia da respiração em que a mistura destas energias cria um campo energético à volta do corpo - AURA.
Na aura temos várias aberturas por onde essas energias entram e saem, e essas aberturas os antigos Hindus chamaram de Chakras.

Cada Chakra está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso principal, que por sua vez estão ligadas a diferentes órgãos.

Os Chakras absorvem a energia universal ou primária, também conhecida em diferentes culturas como Chi/Qi, Ki, Prana, etc..
Estes decompõem a energia em partes e mandam-na ao longo de "rios" de energia, conhecidos como "nádis", para o sistema nervoso, glândulas endócrinas e, depois, para o sangue, a fim de alimentar o corpo.

O Chi/Qi contém duas forças polares, o Yin (Feminino) e o Yang (Masculino), o pólo negativo e positivo respectivamente. O corpo e a mente estão articulados como dois pulmões, um responde ao outro dinamicamente, tal como as energias Yin e Yang.
Quando um do dois tipos de energia, Yin (força ascendente) e Yang (força descendente) se desequilibra, consequentemente leva o outro ao desequilíbrio. Se este desequilíbrio não for tratado a tempo, pode-se manifestar no corpo físico como uma DOENÇA.

Assim sendo, se existe um desequilíbrio destas duas energias no nosso corpo energético, os Chakras bloqueiam, levando ao bloqueio das respectivas glândulas endócrinas. Se a energia do corpo energético não for equilibrada e harmonizada a tempo, estes bloqueios podem levar a doenças nos respectivos órgãos.
Devido a estes factos, é importantíssimo não só tratar e cuidar do nosso corpo físico mas também do nosso corpo energético, limpando e equilibrando diariamente os nossos Chakras e a energia que nos envolve, para que assim sejamos saudáveis de dentro para fora.



2. Chakras vs Corpo Físico vs Corpo Energético


De seguida encontra-se uma tabela resumo sobre os Chakras, quais as glândulas endócrinas, órgãos, sentidos, emoções e sintomas físicos a que cada um corresponde. 



Chakras
Sentidos
Glândula Endócrina1
Órgãos
Corpo Energético
Emoções
Sintomas Físicos
Equilíbrio
Desequilíbrio
1. Vermelho
Raiz/Básico (Períneo)
Cheiro
Supra-Renais




Coluna vertebral 



Rim Energético2
Etérico
Segurança
Abrigo
Equilíbrio financeiro
Coragem para agir
Vontade de viver
Energia física
Medo
Escassez
Não consegue agir
Ansiedade
Défice de energia física
Problemas de peso
Hemorroidas
Obstipação (prisão de ventre)
Diarreia
Ciática
Artrite  degenerativa
Problemas nos joelhos
Pressão arterial baixa
2. Laranja
Umbilical/Sexual (Abaixo do umbigo)
Gosto/Paladar
Gônadas/Glândulas sexuais
Sistema urinário
Sistema reprodutor
 (Ovários nas mulheres; Testículos nos homens)
Rins
Bexiga
Emocional
Prazer
Amor
Afectividade
Alegria
Perdão
Justiça
Satisfação
Energia vital
Dor
Culpa
Poder e Controlo
Depressão
Ressentimentos
Vícios
Ciúme
Vitimização
Falta de Energia vital
Impotência
Frigidez
Problemas no útero/próstata
Problemas de bexiga e/ou rins
Dor lombar crónica
Ciática
Problemas de ossos

3. Amarelo
Plexo Solar (Entre o estômago e o umbigo)
Visão
Pâncreas
Estômago
Baço
Fígado
Vesícula Biliar
Intestinos
Sistema nervoso
Sistema digestivo
Mental
Realização
Aceitação
Transformação
Paciência
Tolerância
Compaixão
Raiva
Ira
Obsessões
Frustração
Impaciência
Não-aceitação
Úlceras
Diabetes
Hipoglicemia
Distúrbios digestivos
Cálculos biliares (pedras na vesícula)
4. Verde rosa e dourado
Cardíaco/Coração
Tacto
Timo
Coração
Sangue
Sistema circulatório
Sistema Imunitário
Astral
Amor próprio/Amor
Auto-Perdão/Perdão
Auto-estima
Unicidade
Harmonia
Falta de amor
Culpa
Perda
Tristeza
Decepção
Mágoa
Angústia
Vontade do ego

Asma
Pressão arterial alta
Doenças cardíacas
Doenças pulmonares
5. Azul claro
Laríngeo/Garganta

Audição
Tireoide e Paratireoides
Aparelho brônquico e vocal
Pulmões
Etérico Padrão
Expressão/Comunicação
Ritmicidade
Aceitação
Responsabilização
Auto-confiança
Dificuldade em se exprimir/comunicar
Repressão
Falta de ritmo
Falta de confiança
Problemas de tireoide
Problemas auditivos
Dores de garganta
Torcicolo
Constipações/Gripes
6. Azul índigo
3º Olho (Entre as sobrancelhas)

Intuição
Pituitária
Cérebro inferior
Ouvidos
Nariz
Olho esquerdo
Sistema nervoso parassimpático
Celestial
Compreensão
Entendimento
Conhecimento
Clarividência
Cura
Criatividade
Pensamentos positivos
Confusão mental
Obstrução criativa
Pensamentos negativos e obsessores
Crítica
Julgamento
Cegueira
Dores de cabeça
Cansaço visual
Visão turva
Pesadelos
Rinite/Sinusite
7. Violeta e branco
Coronário/Coroa (Topo da cabeça)
Consciência
Pineal
Cérebro superior
Olho direito
Duplo Etérico ou Causal
Ligação com o Divino
Bom humor
Desapego
Felicidade
Espiritualidade
Transcendência
Desconexão espiritual

____________
1Glândulas Endócrinas
São glândulas e tecidos do corpo humano responsáveis pela produção de hormonas. 
As hormonas são substâncias químicas responsáveis por regular várias funções do corpo humano.

2Rim Energético
Apesar do nome, tem pouca relação com os rins em termos de função. O Rim Energético regula o metabolismo do sódio, do potássio, da água e dos hidratos de carbono e regula as reacções do corpo humano ao stress e situações adversas como jejum, infecções, hemorragias, etc..




  • Cada corpo energético corresponde a uma camada da AURA. Nas imagens seguintes estão representados os 7 corpos que constituem a AURA e estes vão desde o mais denso (1ª camada) ao mais subtil (7ª camada):
Corpo Etérico (1ª camada)

Corpo Emocional (2ª camada)


Corpo Mental (3ª camada)


Corpo Astral (4ª camada)

Corpo Etérico Padrão (5ª camada)

Corpo Celestial (6ª camada)

Corpo Duplo Etérico/Causal (7ª camada)




3.  Meditação de Equilíbrio e Alinhamento de Chakras

Nota: Os ... indicam pausa


·     Vão começar por fechar os olhos e respirar profunda e calmamente pelo nariz, até sentirem o vosso corpo a descontrair completamente;

·     Imaginem que da base da vossa coluna, na zona do períneo/cóccix, do 1º Chakra (Raiz), sai uma corda dourada, que cresce, cresce e vai directamente para o Centro da Terra;

·     Agora imaginem que do topo da vossa cabeça, do 7º Chakra (Coroa), sai um raio de luz dourado, que se eleva verticalmente e cresce, cresce, penetra pelo tecto desta sala, continua a crescer, transpõe o telhado desta casa, ultrapassa a lua, os planetas, continua a subir até ao coração do Universo;

·     Estão agora ligados às energias femininas da nossa Mãe Terra e às energias masculinas do nosso Pai Universo;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se na base da coluna ... no 1º Chakra (Raiz), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama vermelha que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor vermelha ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se no baixo ventre ... no 2º Chakra (Sexual), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama laranja que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor laranja ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se no estômago ... no 3º Chakra (Plexo Solar), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama amarela que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor amarela ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se no coração ... no 4º Chakra (Coração), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama verde rosada que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor verde rosada ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se na garganta ... no 5º Chakra (Garganta), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama azul claro que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor azul claro ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se entre as sobrancelhas ... no 6º Chakra (Terceiro Olho), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama azul índigo que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor azul índigo ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     E, as energias que vêm do Centro da Terra através da vossa corda dourada, e as energias que vêm do Centro do Universo através do vosso feixe de luz, encontram-se no topo da cabeça ... no 7º Chakra (Coroa), onde se misturam ... E a mistura dessas energias dá origem a uma flama violeta que cresce e se expande por todo o vosso corpo ... E à medida que se vai expandindo, dissolve todas as energias negativas, todas as tensões que vibram com essa cor violeta ... E essas energias densas começam a ser libertadas através da vossa coluna e da corda dourada, para o Centro da Terra, onde são transformadas em energias positivas;

·     Agora, devagarinho, vão começar a trazer a vossa consciência a esta sala, vão respirar profundamente pelo nariz ... Vão começar a mexer as mãos e os pés ... E quando se sentirem preparados podem abrir os olhos.



4.  Dicas para remover os pensamentos durante a prática da meditação


  • Consciência no peito – Sempre que surjam pensamentos, concentrem-se na respiração, visualizando o ar a entrar pelo nariz e a percorrer todo o corpo, bem como o ar a sair pela boca e a levar embora todos esses pensamentos;


  • Nuvem – Sempre que surjam pensamentos, imaginem uma pequena nuvem a entrar pelo topo da vossa cabeça que leva embora todos os pensamentos;


  • Caixa – Sempre que surjam pensamentos, imaginem uma caixa ao vosso lado, onde colocam os pensamentos e depois mandem-na embora para o Universo, onde os pensamentos vão juntos;

  • Prateleira – Sempre que surjam pensamentos, imaginem uma prateleira fixa no Céu, onde começam a colocar todos os pensamentos e se libertam deles.




Contactos:
Email: nataliaguedesm@gmail.com
Telemóvel: 91 059 33 13
Facebook: www.facebook.com/NataliaMouraoTerapeuta
Blog: nataliamouraoterapeuta.blogspot.pt – 7 maneiras de alcançar a felicidade no caminho da evolução 



Consultas de:
Terapia Reiki
Astrologia
Astrologia Curativa (Leitura básica do Mapa Astral/Natal + Terapia Reiki)




Só por hoje sou grata!
             


     Natália Mourão 
             

Sem comentários:

Enviar um comentário